domingo, 11 de março de 2012

3º Treino: Abrigada-Serra Montejunto-Abrigada






11-03-2012 - Hora de encontro marcada para as 08h00 na Galp de Vila Franca de Xira. Fizemos o trajecto de carro até à Abrigada. Presentes: César Bernardo, Nuno Abreu... e... Hélio "Absalom" Primo :)

O ponto de partida seria na escola da Abrigada e o objectivo era subir a Serra de Montejunto até às antenas... :)

De facto, foi mais um dia excelente para a prática de BTT e mais um treino para a "caminhada" até Santiago que pretendemos efectuar. E que treino ;)

Desta vez, apesar de conhecer bem a Serra de Montejunto, optámos por seguir um "track" de cerca de 40Km do nosso amigo José Pedro Abreu, homem habituado a estas lides, com os caminhos Português e Francês de Santiago no currículo e algumas passagens pelos Pirinéus - é obra. Obrigado Zé.

Arrancámos da Escola da Abrigada como indicou o Nuno, mas em vez de seguirmos directamente para a Serra fomos dar uma "pequena volta" ;) pelos arredores, para aquecer e que aquecimento!

Começámos com uma pequena subida em alcatrão e quando demos por isso estávamos em pleno eucaliptal - brutal! Uma excelente forma de começar... num sobe e desce constante e por vezes com algumas zonas mais planas, com alguma areia à mistura, mas muito gira e agradável para pedalar os primeiros kilómetros, com zonas de sombra em praticamente em toda esta parte do percurso.

Apesar de alguns enganos em alguns dos trilhos, devido sobretudo a ser "maçarico" ;) na utilização de uma aplicação GPS no iPhone, mas que é fantástica e que leu muito bem o track importado, fomos sempre dar ao trilho proposto e facilmente chegámos aos locais pretendidos.

Depressa chegámos a São Salvador (zona Oeste da Serra para quem parte da Abrigada) que nos brindou com uma bonita subida de alguns kilómetros e que com o calor que se ía fazendo sentir, ia complicando a nossa tarefa. Mas com espírito de sacrifíco e muita vontade lá fomos nós ultrapassando cada obstáculo.

Após estas "paredes" de estradão de São Salvador, chegámos à estrada de alcatrão que liga Abrigada ao cimo da Serra, que após o cruzamento para Pragança, apareceu vinda sabe Deus de onde, a graciosa "parede", desta vez de alcatrão que nos levou até às antenas (objectivo principal desta volta).

Descida rápida a abrir até à aldeia de Montejunto (junto à Base da Força Aérea) e aí estamos nós a beber a bela da Mini que soube que nem ginjas!!! :)... Não pudemos abusar, pois ainda tínhamos que fazer a descida a partir deste patamar :)

Voltámos a apanhar novamente alcatrão, uma subida, de seguida nova descida e rapidamente estávamos de volta ao estradão, passando antes uma secção mais técnica (para testar a habilidade da malta) que passámos com distinção ;)

A partir daqui, foi sempre a serpentear a Serra, com paisagens brutais, sempre com muita pedra a acompanhar e desfiladeiros brutais, que de resto já conhecia, mas que fez as delícias do pessoal.

Final de etapa, chegando à Vila de Abrigada após descida de um longuíssimo estradão a abrir.

Foi um percurso duro com cerca de 40Km, mas que a malta aguentou e já estamos prontos para outra!!!:)

2 comentários:

  1. Um treino com muito sofrimento (pelo menos da minha parte :)) mas gratificante :)

    ResponderEliminar
  2. Vocês têm o track da volta ?
    Podem partilhar ?

    Abraço,
    Carlos Ferreira

    ResponderEliminar